No âmbito dos requisitos regulatórios aplicáveis, a Dukascopy deve garantir a verificação adequada do controlo do cliente (também denominado poder de disposição) sobre os endereços de blockchain utilizados nas suas transações criptográficas com o Banco.
O conjunto de métodos de verificação que se enumeram de seguida pode ser utilizado em diferentes etapas da interação dos clientes com as operações blockchain no Banco.
A assinatura de mensagens é uma funcionalidade da blockchain utilizada para provar que um indivíduo controla um endereço blockchain específico.
Os clientes que pretendem ter acesso a operações blockchain com a Dukascopy têm o dever de declarar o seu endereço blockchain ao Banco e provar o seu controlo (poder de disposição) sobre o endereço declarado, ao passar com êxito o procedimento de Assinatura de Mensagem. Este é um passo obrigatório para obter acesso, entre outros, a tais serviços, como Account Funding In Crypto, ou Entrega de Investmentos para a blockchain, a partir de contas MCA, e operações em blockchain com Dukascoins.
Sempre que um cliente estiver a declarar o seu endereço de wallet (ETH ou BTC) na blockchain, que será utilizado para transferências criptográficas entre a sua conta na Dukascopy, deverá assinar uma mensagem única proporcionada pela Dukascopy com a chave privada da wallet declarada. A verificação bem-sucedida da assinatura resultante representa uma prova técnica do controlo do cliente sobre o endereço declarado.
A verificação bem-sucedida de um endereço blockchain declarado é válida por 3 meses. Por forma a manter-se o acesso a operações blockchain com a Dukascopy, este procedimento deve repetir-se a cada três meses.
Uma conta cuja validade do endereço blockchain declarado tenha caducado, perde automaticamente o acesso a operações na blockchain com o Banco, até que uma re-verificação do endereço registado seja efetuada com êxito através do procedimento de Assinatura da Mensagem.
Além disso, será pedido aos clientes que passem uma verificação repetida do endereço declarado com o método de Assinatura da Mensagem, a cada vez que pretendam iniciar um depósito ou um envio que exceda um determinado limiar.
O endereço de blockchain de envio do cliente só pode ser registado caso tenha passado o procedimento de Assinatura da Mensagem com êxito.
A funcionalidade de Assinatura de Mensagem é suportada por muitas wallets populares ETH e recursos de blockchain públicos. Os clientes que passem o procedimento de assinatura da mensagem durante a declaração de endereço de envio, são convidados a verificar se esta funcionalidade é suportada pelo seu fornecedor de serviços de wallet criptográfica.
Como exemplo, abaixo encontra os caminhos a seguir para Assinar a Mensagem com um endereço ETH usando os serviços populares mycrypto.com, myetherwallet.com (MEW), e MetaMask.
Abra a página web 'Assinar Mensagem' com o seu navegador para desktop e escolha o método de acesso à sua wallet (neste exemplo, a ligação é feita através da extensão para browser MetaMask; no entanto, pode escolher o método mais adequado para si, incluindo wallets de armazenamento a frio/wallets de hardware).
Certifique-se de escolher o mesmo endereço que tiver declarado na conta Dukascopy.
Copie a mensagem (neste exemplo, 'ijwr8lcz') que aparece no formulário de declaração, na interface da Dukascopy, e cole-a na área da mensagem.
Depois, clique no botão 'Assinar Mensagem'.
O pedido de assinatura com a mensagem a ser assinada irá surgir na extensão para browser da MetaMask, solicitando a sua confirmação para assiná-la com a chave privada da sua wallet.
Clique no botão 'Assinar'.
A assinatura resultante irá aparecer na página do mycrypto.com.
Copie esta assinatura e cole-a no formulário de declaração do endereço de envio, na interface da Dukascopy.
Clique no botão 'Confirmar'.
Se a assinatura estiver correta, irá visualizar uma confirmação de que o seu endereço ETH declarado foi registado corretamente.
Abra a página 'Aceder à Wallet' com o seu browser para desktop e escolha a forma de acesso à sua wallet (neste exemplo, a ligação é feita pela extensão para navegador da MetaMask; no entanto, pode escolher o método mais adequado para si, incluindo wallets de armazenamento a frio/wallets de hardware).
Certifique-se de escolher o mesmo endereço que tiver declarado na sua conta Dukascopy.
Uma vez conectado à sua wallet criptográfica, encontre a secção 'Mensagem' no menu à esquerda e selecione 'Assinar Mensagem'. Copie a mensagem que aparece no formulário de declaração da mensagem (neste exemplo, '4989s1s2') e cole-a na área da mensagem.
Depois, clique no botão 'Assinar'.
O pedido de assinatura com a mensagem a ser assinada irá surgir na extensão MetaMask do seu navegador, solicitando confirmação para a assinar com a chave privada da sua wallet.
Clique no botão 'Assinar'.
Um formulário com toda a informação sobre a assinatura da mensagem irá aparecer. Copie a informação a partir do campo 'sig'.
Cole-a no formulário de declaração de endereço, na interface da Dukascopy, e clique no botão 'Confirmar'.
Se a assinatura estiver correta, irá ver uma confirmação de que o seu endereço ETH declarado foi registado com sucesso.
Certifique-se de que instalou e fez login na extensão para browser do MetaMask.
No formulário de declaração do endereço, clique em 'Importar do Metamask'.
Depois de o endereço ser importado, clique em 'Continuar'.
Irá aparecer uma janela de notificação da MetaMask, clique em 'Assinar'.
A assinatura será inserida automaticamente no campo 'Assinatura'.
Aceite os Termos e Condições e clique em 'Confirmar'.
Se a assinatura estiver correta, irá ver uma confirmação de que o seu endereço ETH declarado foi registado com sucesso.
A funcionalidade de Assinatura de Mensagem está integrada em certas wallets BTC. Os clientes que passem pelo procedimento de assinatura da mensagem durante o processo de declaração do endereço para envio são encorajados a verificar se esta funcionalidade é suportada pelo seu fornecedor de serviços de wallet criptográfica.
Alternativamente, poderá usar outros recursos públicos da blockchain que ofereçam esta função.
Abaixo encontra um exemplo sobre como Assinar a Mensagem com um endereço BTC, usando Electrum Bitcoin Wallet.
Faça login na sua wallet em Electrum Bitcoin Wallet.
Clique na secção 'Endereços'.
Selecione o endereço cuja propriedade deseja confirmar a partir da lista de endereços apresentada e utilize o botão direito para abrir o menu. No menu, clique em 'Assinar/Verificar Mensagem'.
Copie o endereço e cole-o no campo 'O Seu Endereço BTC' no formulário de declaração de endereço, na interface da Dukascopy.
Clique em 'Continuar' e copie a mensagem atribuída na área da mensagem na Electrum Bitcoin Wallet.
Carregue em 'Assinar'.
Copie a assinatura resultante e cole-a no formulário de declaração do endereço, na interface da Dukascopy.
Carregue em 'Confirmar'.
Se a assinatura estiver correta, irá ver uma confirmação de que a sua direção BTC declarada foi registada com sucesso.
O método de verificação da micro-transação consiste em solicitar ao cliente que envie uma pequena fração pré-determinada de uma criptomoeda específica para o endereço de blockchain indicado. O valor exato da micro-transação é único para cada caso de verificação e é comunicado através do cabinet, na área segura do cliente (ou pela app).
Este método de verificação pode ser aplicado em casos de depósitos criptográficos que são efetuados a partir de endereços blockchain diferentes do endereço declarado pelo cliente à Dukascopy (i.e. endereços blockchain registados sobre os quais o cliente já provou ter controlo, ao efetuar o procedimento de Assinatura da Mensagem). Nesses casos, a micro-transação é combinada com o valor de depósito anunciado pelo cliente.
Garanta sempre que envia exatamente a quantia resultante solicitada (i.e. o valor do depósito anunciado + a parte da micro-transação). Qualquer incoerência irá dar origem a um procedimento de escrutínio e poderá resultar na retenção do depósito efetuado.
Em certos casos, a Dukascopy pode solicitar aos clientes que proporcionem capturas de tela como meio alternativo para verificar o controlo do cliente (poder de disposição) sobre o endereço de origem na blockchain usado no depósito criptográfico.
Quando utiliza este método, as capturas de tela devem conter necessariamente informações pessoais do titular da wallet (ex.: nome/sobrenome, email, morada) e pelo menos dois dos seguintes elementos:
Veja Account Funding In Crypto para mais detalhes.
Obtenha mais informações sobre todos os serviços criptográficos fornecidos pelo banco.